17 de agosto de 2011

A zebra milionária

Revista Monet 84 - Março 2010

por Itaici Brunetti Perez




MESCLANDO O SONHO DE UM GAROTO E A POBRE REALIDADE DA ÍNDIA, QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?  FOI O AZARÃO QUE BATEU OS GIGANTES NO OSCAR DO ANO PASSADO

IMAGINE UMA SITUAÇÃO EM QUE UM PAÍS INTEIRO está lhe assistindo, e, para aumentar a pressão, torcendo para que você acerte uma resposta que valerá a quantia de 20 milhões de rúpias. O indiano Jamal Malik (Dev Patel) foi o felizardo (ou não) de viver esta experiência em Quem Quer Ser Um Milionário?, uma das principais estreias deste mês do canal Telecine, dentro do especial preparado para o Oscar 2010.
No filme, a versão indiana de Who Wants To Be a Millionaire? – o programa sensação nos Estados Unidos e o nosso Show do Milhão – leva um jovem garoto de 18 anos, favelado e de passado sofrido, até essa delicada situação. Só que, diferentemente da realidade, na ficção o protagonista não se viu naquele palco por obsessão ao dinheiro, e sim por um outro motivo sem preço – encontrar sua amada Latika (Freida Pinto), e conquistá-la de volta. Como se não bastassem tantos motivos, ele ainda precisa provar sua inocência. Tudo isso dependendo de flashbacks de sua memória para acertar as respostas do show e que, para sua sorte, coincidem com acontecimentos de sua vida.
Baseado no romance Q & A, de Vikas Swarup, o longa foi roteirizado por Simon Beaufoy e dirigido por Danny Boyle, o cineasta inglês cultuado por filmes como Trainspotting, Cova Rasa e Extermínio. Em entrevista ao jornal USA Today, o escritor diz que no livro original não havia nenhuma história de amor; o enredo focava apenas nos irmãos Jamal e Salim: “Não me interessei em saber que alguém vai até um programa só para ficar rico rapidamente; quer dizer, um sujeito pobre saindo de um lugar dirigindo um carrão luxuoso não foi uma ideia que me fisgou”.
Fascinado pela Índia, Beaufoy viajou ao país para pesquisas e se deparou com um povo sofrido, principalmente após os atentados terroristas em Bombaim (Mumbai) – cidade onde foi filmado o longa, em novembro de 2008 –, mas cuja indústria de cinema (alguém falou em Bollywood?) produz filmes cheios de música e dança. “Eles acreditam na esperança e no amor, e isso sem ironia, ao contrário de nós, ocidentais. Em homenagem a isto, a sequência da dança no final foi filmada na própria estação ferroviária da cidade, onde muitas pessoas foram mortas nos atentados de 2008.”


GRANDES ESPERANÇAS – Curiosidades à parte, o filme de pequenas ambições acabou quebrando barreiras e se tornou um fenômeno cinematográfico no ano passado. Além da vitória acachapante no Oscar, o longa de Danny Boyle levou mais de 50 outros prêmios mundo afora, incluindo no Globo de Ouro e BAFTA. Ou seja, uma surpresa para os críticos e a indústria do cinema de Hollywood. Afinal, ninguém esperava que um filme que tem sua história rodada na pobreza da Índia, com personagens tão diferente dos padrões americanos, fosse ser o sucesso que foi. Nem os próprios indianos. A surpresa de ver um filme que o retratava – mesmo que sob a ótica de estrangeiros – fez com que o país torcesse e comemorasse a vitória do longa na Academia como se fosse uma final de Copa do Mundo.
No final das contas, Quem Quer Ser um Milionário? veio para comprovar mais uma vez que o mar não está totalmente dominado por produções milionárias, personagens de quadrinhos e terabytes de efeitos especiais. Peixes pequenos como Jamal e Latika também possuem seu dia de popstars. No mais, a muito esperta Hollywood abre os olhos para outras caras, línguas, cores, sons, etc.

8 PRÊMIOS Melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor som, melhor fotografia, melhor edição, melhor trilha sonora e melhor canção (“Jai Ho”)

2 INDICAÇÕES
Melhor edição de som e melhor canção (“O Saya”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário