8 de fevereiro de 2012

Fique de olho: Sonoridades

Revista Monet 105 - Dezembro 2011


Por Itaici Brunetti Perez


Nelson Motta reúne artistas de várias gerações para cantar o verão do Rio de Janeiro e o resultado desses shows será exibido em quatro partes


   Várias gerações da música brasileira no mesmo palco tocando e cantando o verão carioca em versões fresquinhas de canções que já conhecemos. O projeto se chama Sonoridades e é coordenado por Nelson Motta, jornalista, escritor, compositor e roteirista que circula pelos bastidores da música nacional desde sempre. Foi ele quem chamou jovens e proeminentes artistas como Karina Buhr, João Brasil, Cibelle e Silvia Machete, com músicos mais treinados na estrada, como Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Lucas Santtana e o superveterano Erasmo Carlos.
   A idéia é fazer um baião de dois com todos os ritmos que passam pelo trabalho desses artistas: do rock ao funk, do samba ao experimental. Cada mistura dessas será apresentada em quatro partes, de acordo com os fins de semana que esses mesmos músicos tocaram ao vivo no palco do teatro OI Futura, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.
   Encontros prolíficos que deram origem a versões pouco imaginadas de clássicos da MPB e até mesmo do pop e rock internacionais.  Imagine então ouvir "Ziggy Stardust", de David Bowie e "The Model", do Kraftwerk, na voz de Seu Jorge e nas batidas do Almaz, banda formada em boa parte por integrantes do Nação Zumbi, com a guitarra virtuosa de Lúcio Maia. Enquanto isso a cantora Silvia Machete divide cena com o tremendão Erasmo Carlos, que chegou a se vestir de caubói para a ocasião.
   O espírito desses encontros, segundo Motta, está pautado pelo que a cidade do Rio de Janeiro inspira em seu calor. "No verão o Rio é muito mais carioca. Tem todo aquele cheiro de novidades, de festa, e tudo é pretexto para o encontro de tribos urbanas que misturam estilos e gerações por um fator comum; a paixão pela música. E o espírito do festival é exatamente esse: de reunir novos talentos, que são estrelas brilhantes, com artistas já consagrados, e divertir o público com esses encontros musicais". Sendo assim, o jeito é sentar e curtir o que todas essas curiosas combinações têm a oferecer.


DIA 15, QUINTA, 21h, CANAL BRASIL, 66



Nenhum comentário:

Postar um comentário