6 de fevereiro de 2012

Sex Appeal

Revista Monet 104 - Novembro 2011


Por Itaici Brunetti Perez


Prazer feminino, sex shops e alguns tabus são quebrados pela comédia nacional De Pernas Pro Ar, que chegou sem pretensões aos cinemas e logo de cara se  tornou um dos maiores sucessos do ano.

Tão aguardado quanto tenso. A estréia de um filme nacional nos cinemas comerciais é sempre um evento cercado pelas expectativas de produtores, distribuídores e suas unhas roídas. Ao contrário de algumas produções made in Hollywood, cujo poder de propaganda pressupõe grandes bilheterias, os títulos nacionais precisam de contorcionismos de marketing e, de preferência, algumas superestrelas estampando o cartaz para entrar com o pé direito em seu primeiro fim de semana de exebição. Pois foi bem quietinha, sem muito alvoroço publicitário, nada de elenco superestelar e espertamente agendada para estrear em um fim de semana teoricamente morno de estréias, que a comédia brasileira De Pernas Pro Ar ultrapassou a marca de mais de 1 milhão de ingressos vendidos apenas na primeira semana de exibição em circuito nacional. Sem cerimônia, passou por cima de superproduções americanas como As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada, Tron - O Legado e Megamente, que estavam em cartaz quando o título nacional entrou em cena, no último dia de 2010.

Mas qual seria o segredo para que um longa-metragem nacional de produção modesta ganhasse tanta força em tão pouco tempo? Ninguém melhor para responder isso que a protagonista da história, a atriz Ingrid Guimarães. No filme, ela é Alice, esposa, mãe, workaholic até o último fio de cabelo e ignorante na ciência do orgasmo. A reviravolta se dá quando a personagem conhece o prazeroso mundo de uma sex shop e começa a trabalhar no ramo.
"Fiz a composição daquela mulher que vive na esquina, da mulher comtemporânea de nossa geração. Rolou uma  identificação das pessoas. Achei que seria um filme em que apenas as mulheres da classe média se espelhariam. Mas não, virou um filme popular. A temática atinge todas as classes sociais. Sei disso por experiência própria. Quando estou na rua, os porteiros, caixas de banco, guardadores de carro e até madames socialites no shopping já vieram falar comigo, dizendo que adoraram o filme. Os homens se identificaram com o João, personagem do Bruno Garcia. Não colocamos a figura masculina como um babaca, que trai e trata mal as mulheres. No filme, ele é um bom moço, que quer que o casamento dê certo. Uma coisa mais próxima da realidade, sabe?"
BOCA A BOCA - Roberto Santucci, diretor do filme, também tem sua opinião sobre o fenômeno: "Tivemos um 'boca a boca' muito forte do público. E como a gente descobriu de antemão que tínhamos esse poder anosso favor, aliamos ele à Rede Globo [a Globo Filmes é uma das coprodutoras do filme], que entrou conosco na divulgação pra valer, preparando os canhões para atirar com força".
Segundo Santucci, o sexo e o prazer, assuntos centrais do filme, podiam servir tanto como isca quanto como motivo de afastamento do público. "Acho que todo mundo tem curiosidade em relação ao assunto. Por outro lado, havia quem achasse que De Pernas Pro Ar seria chulo. Mas o que se provou é que conseguimos tratar de sexo de uma forma elegante, sem ser apelativo. E quando as pessoas começaram a falar bem do filme, o receio sumiu". 
Ingrid aproveita a deixa: "O sex shop em sí é um assunto que interessa a todos, muitas pessoas vão escondidas. É aquela coisa bem brasileira de 'Todo mundo faz, mas não fala' [risos]. Eu mesma sempre gostei de ir com as minhas amigas, mas sempre foi uma coisa com medo e vergonha, pois eu era conhecida, No geral, este tabu melhorou muito após o filme. A mãe pode ver o filme com a filha sem ficar sem graça. Até a terceira idade amou. Outro dia, um ginecologista me parou na praia e disse que aumentou muito a quantidade de senhoras que, depois do filme, o procuraram perguntando se podiam usar objetos sexuais. Acabou virando um filme de sexo para a família", brinca a atriz.
Fernanda Dias, de 21 anos, entrou na sessão porque foi fisgada pelo trailer: "O filme trata de assuntos que causam certo desconforto no público mais conservador. Por isso, achei genial colocar um trabalho que normalmente seria malvisto por aí, como o responsável pela solução dos problemas da protagonista", opina a estudante de letras da USP.
Ingrid, que atualmente acertou entrar no elenco da segunda temporada de Macho Man, da Rede Globo, revela que não esperava esse sucesso todo. "Fiz pouco cinema, e sempre papéis menores. Chegou uma época em que eu só era chamada para fazer pequenas participações, era sempre a cereja do bolo. Foi aí que tomei a decisão de não fazer mais nenhuma participação pequena. Disse para mim mesma: 'Ou faço um bom papel no cinema ou prefiro continuar no teatro'. Daí a Mariza Leão [produtora] telefonou para mim e convidou para este filme. Me identifiquei na hora com aquela mulher do roteiro. E hoje, com toda a popularidade que o filme alcançou, chega roteiro de cinema na minha casa todo mês".
Agora que "sem querer, querendo" a galinha dos ovos de ouro foi encontrada, Santucci afirma que a aventura deve continuar, e em março próximo já começam as filmagens para a continuação das desventuras sexuais de Alice. Desta vez, além do Rio de Janeiro, Nova York também servirá de cenário à trama. Se depender da aceitação e da curiosidade do público, a personagem de Ingrid Guimarães ainda terá quantos orgasmos forem precisos.


James Cameron que se cuide...
As cinco melhores bilheterias nacionais dos últimos tempos atestam a boa saúde do cinema comercial brasileiro


TROPA DE ELITE 2 (2010)
Campeão invicto. Arrecadou mais de R$102 milhões de um total de 11.081.199 pessoas que assistiram ao filme em 703 salas de cinema. Isso sem contar a pirataria.


NOSSO LAR (2010)
O segundo colocado vem distante do lider. Exibido em 443 salas, o filme baseado no livro psicografado de Chico Xavier teve 4.060.000 espectadores e arrecadou R$36 milhões.


DE PERNAS PRO AR (2011)
Estreou em 31 dedezembro de 2010 (mas é considerado um filme deste ano) e já leva o terceiro lugar no ranking. São R$31 milhões arrecadados e 3.563.723 espectadores.


CHICO XAVIER (2010)
O público deu um bom exemplo de fidelidade ao famoso médium brasileiro. 3.414.900 pessoas assistiram ao filme e R$30 milhões foram arrecadados.


MUITA CALMA NESSA HORA (2010)
Comédias nacionais costumam se dar bem. Este é um caso. Rendeu cerca de R$12 milhões com 1.345.204 espectadores em 176 salas de cinema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário