14 de outubro de 2011

Aqui, lá e em qualquer lugar

Revista Monet 103 - Outubro 2011

Por Itaici Brunetti Perez

Pioneiro no Brasil em TV Everywhere, o MUU chega para proporcionar o melhor entretenimento audiovisual onde você estiver

Ainda não chegamos ao ano de 2015 do longa De Volta Para o Futuro 2, no qual carros e skates voam, ou a 2019, como previsto em Blade Runner, com robôs disfarçados de humanos caminhando entre nós. Mas no nosso real presente de 2011 podemos dizer que conseguimos assistir a programas de televisão em qualquer lugar e levar o entretenimento para onde for. O que já é um grande avanço, se compararmos com a tecnologia e as limitações de alguns anos atrás. E isso só se tornou possível com a chegada de um novo sistema para assistir televisão, denominado TV Everywhere. Na melhor tradução livre: TV em toda parte.
A necessidade de produzir e adaptar conteúdos para serem apreciados em novos gadgets, sem falar do crescimento dos acessos a vídeos on-line, obrigaram as maiores emissoras pagas da televisão mundial a criar seus próprios canais de TV na internet. No endereço de cada um deles, o serviço de vídeos por IP (protocolo de Internet) possibilita ao assinante acessar conteúdos dos canais pagos através da web a qualquer hora do dia, e de onde estiver. Basta possuir um computador de mesa, um notebook, um Blu-ray, um game, dispositivo móvel, smartphone ou um tablet.


A novidade foi lançada há pouco tempo nos Estados Unidos e na Europa. Na terra de Obama, ainda está dando os primeiros passos, diferentemente do Velho Mundo, onde já pegou. De qualquer forma, grandes produtores de conteúdo e entretenimento, como HBO, Warner Channel, CNN, BBC, entre muitos outros, entraram de cabeça na nova empreitada e lançaram seus próprios mecanismos e aplicativos, disponibilizando muito do seu acervo geral, e também conteúdos exclusivos, como coberturas de notícias, entrevistas inéditas e making of de programas.
Na esteira dessa revolução, acompanhando essa demanda toda por informação e entretenimento de fácil acesso, a Globosat, a maior fornecedora de conteúdo da televisão por assinatura no Brasil, criou o MUU (muu.globo.com). O site oferece para os assinantes da NET – somente aqueles que têm nos seus pacotes os canais Globosat – todo o acervo. Até o momento, são mais de cinco mil vídeos e 1.400 horas de material disponíveis on-line para ver e rever.
A programação é para todos os gostos. São títulos de comportamento, esporte, gastronomia, musicais, shows, séries, entrevistas, estilo, humor, realities, documentários, talk shows e grandes filmes de sucesso do cinema, novos, antigos e de todos os gêneros. O documentário esportivo Clubes do Coração, sobre os grandes times brasileiros, e a segunda temporada da série Spartacus são alguns dos exemplos do conteúdo especial do MUU. As aventuras de Bruno Mazzeo em Cilada (Multishow), e as receitas malucas de Paulo de Oliveira e seu Larica Total (Canal Brasil), dois programas que não estão mais na grade de programação da televisão por assinatura, também podem ser relembrados por meio do sistema. Para fazer parte deste universo, basta se cadastrar.
“O MUU só vai poder ser usado por assinante de TV paga. Por meio do seu pacote, a pessoa tem acesso a todo o conteúdo, sem qualquer restrição. Já o não assinante só consegue ter acesso ao conteúdo aberto, que serve como ‘degustação’ do conteúdo da Globosat, que é para conhecer o tipo de programa que levamos ao ar”, explica Gustavo Ramos, diretor de novas mídias da Globosat.
Um bom exemplo da eficiência do MUU é imaginar-se na seguinte situação: você assistiu pela TV aos programas gastronômicos dos canais GNT, como Que Marravilha! ou Diários do Olivier, e ficou maravilhado(a) com um prato delicioso e tentado a reproduzi-lo em casa. Mas aí você se dá conta de que não se lembra do processo todo de preparo, porque não anotou a receita em nenhum lugar. Sem problema. Da sua própria cozinha, acesse o  MUU pelo seu celular ou iPad, procure pelo programa e capítulo que o(a) inspirou e acompanhe passo a passo a receita. Se ainda for o caso de não se lembrar dos ingredientes necessários, quando estiver no supermercado, vá até o MUU pelo seu dispositivo móvel, confira os ingredientes e boa refeição.
Taí uma funcionalidade para assinante nenhum botar defeito, mas Ramos também faz uma breve reflexão sobre o assunto. “A gente não sabe exatamente se esse negócio de TV Everywhere vai dar certo no Brasil. Mas, se der, a gente quer que seja com os nossos vídeos e nossos conteúdos. A liderança que a gente tem no canal linear a gente quer manter também nesse modelo. De qualquer forma, quem ganha é o assinante.”
Ter uma possibilidade como essa ao nosso alcance às vezes é muito mais vantajoso do que carros voadores.
 

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