18 de agosto de 2011

Humor na tv

Revista Monet 92 - Novembro 2010

por Itaici Brunetti Perez


Os cientistas concordam, e a gente também, que os seres humanos são os únicos animais deste nosso planeta que acham graça nas coisas (hienas não valem, por favor). Por isso selecionamos alguns dos programas e filmes mais hilários do mês, porque nunca é demais azeitar nosso melhor estado de espírito.

SE BEBER NÃO CASE
Despedida de solteiro não costuma dar bons resultados, pelo menos no cinema. Em apenas uma noite, os amigos de Se Beber Não Case bebem, destroem a suíte do hotel, tomam posse de uma viatura policial, casam-se com mulheres desconhecidas, roubam o animal de estimação de Mike Tyson, vão parar no hospital e na delegacia, perdem o noivo a menos de dois dias do casamento, e por aí vai. Em entrevista para divulgar o filme em Los Angeles, Bradley Cooper, que interpreta o amigo bonitão Bill, afirmou que “é a clássica história dos amigos que vão se divertir em Las Vegas, mas com uma lente de aumento, pois o que eles planejaram deu errado e tudo é levado a situações completamente insanas. Mas pra mim foi tranquilo, já fiz muita coisa louca na minha carreira.” Ed Helms (foto), o abobalhado Stu, que acorda da bebedeira sem um de seus dentes, revelou que “para mim foi uma experiência intensa. Me entreguei mesmo ao papel e tive coragem para até mesmo tirar minha prótese. Estava desnudo ali.”   
Dia 6, sábado, 21h, HBO, 71


FAIXA DE HUMOR
Especializado em apetitosas reprises da TV Globo, o Viva recentemente criou uma faixa de horário totalmente dedicada a programas de humor. Na segunda, as divertidas crônicas de Luis Fernando Veríssimo são adaptadas em A Comédia da Vida Privada. Terça é o dia de relembrar as confusões de Vavá, Magda, Cassandra, Caco Antibes & cia. no popular Sai de Baixo, enquanto na quarta o espectador pode acompanhar as aventuras taxistas de Oswaldir (Vladimir Brichta) e seus passageiros em Faça Sua História (foto) e também os perrengues que passam as amigas Belinha (Heloisa Perissé) e Pit (Ingrid Guimarães) para comandar um bar no subúrbio em Sob Nova Direção. Na quinta, outra dose dupla com o feminino Garotas do Programa e seu elenco liderado por Marilia Pêra e as histórias que se cruzam em Casos e Acasos. Para encerrar a semana, a sexta reservou reprises do debochado Sexo Frágil e de Vida ao Vivo Show, com Luís Fernando Guimarães e Pedro Cardoso. 
Segunda a sexta, 21h, Viva, 36





PAPAI HOGAN SABE TUDO
O lutador Hulk Hogan retornou aos holofotes com esse divertido reality show, no qual mostra seus dotes como chefe de família. Situações que envolvem Hogan e sua esposa, Linda, na orientação da carreira profissional de seus filhos dão o ar da graça do programa, que já gerou um filhote. Em Brooke Sabe Tudo (quartas, 0h30, Vh1, 89), a filha mais velha dos Hogans passa por altos e baixos em busca do reconhecimento como cantora. 
Segunda a sexta, 1h30, Vh1, 89


SATURDAY NIGHT LIVE
Se você é do tipo que fica em casa no sábado à noite para dar umas boas risadas,  o semanal Saturday Night Live, uma instituição cômica nos Estados Unidos  há exatos 35 anos, é o seu melhor remédio. Durante 60 minutos o programa abusa de paródias e quadros humorísticos sobre a cultura pop atual. Outro fator atrativo do formato são os apresentadores e músicos convidados que participam de cada episódio. A lista dos que passaram pelo palco do SNL é enorme e vai de Robert De Niro a Kirsten Dunst, de Johnny Cash a Jon Bon Jovi. Sem contar os comediantes que foram revelados em seus quadros, gente como Bill Murray, Adam Sandler, Mike Myers, Will Ferrell e Tina Fey. 
Sábados, 23h, Sony, 49


OS GOZADORES
Os geeks e os nerds estão em alta no mundo pop e não é só lá fora. Na série Os Gozadores, os viciados em quadrinhos, RPG e até os, digamos assim, menos favorecidos anatomicamente, são o público-alvo de três sócios de uma produtora falida. É que eles resolvem produzir filmes eróticos parodiando os grandes sucessos do cinema e da televisão para o público que consome o gênero, mas é rejeitado na tela. Em 13 episódios, e com apenas uma câmera na mão, os amigos interpretados pelos atores Douglas Silva, Rafael Studart e Patrick Sampaio mostram que não só os bem-dotados têm vez no mercado de filmes eróticos. 
Domingos, 23h, Multishow, 42


SEGURANÇA DE SHOPPING
Depois da estreia cinematográfica em Hitch: Conselheiro Amoroso e do sucesso de Eu os Declaro Marido e... Larry?, Kevin James, o Doug do finado seriado The King of Queens, seguiu fazendo as pessoas rirem em comédias cada vez mais divertidas. Neste filme, ele interpreta Paul Blart, um homem simples que sonha em tornar-se patrulheiro estadual, mas tem que se contentar com o simples cargo de segurança do shopping center de sua cidadezinha. O ator deita e rola no maior estilo Bruce Willis em Duro de Matar para impedir que um bando de ladrões “rapelem” as lojas do local onde trabalha. A confusão aumenta ainda mais quando há reféns envolvidos, e o singelo segurança aproveita a chance para provar seu valor e deter os malfeitores. Ele só não sabe como. A direção do longa é de Steve Carr, o mesmo de Dr. Dolittle 2 e A Hora da Virada.    
Dia 16, terça, 21h10, HBO, 71


OS TRÊS PATETAS
Moe, Larry e Curly, os amigos que se amam e se odeiam, mais conhecidos como Os Três Patetas, são os grandes heróis do humor pastelão. Tombos que não acabam mais, trombadas, tortas na cara e todo tipo de agressão física involuntária (e proposital também) fazem parte desta série que vem gerando gargalhadas desde a década de 1920. Com várias mudanças no elenco, os três personagens nunca deixaram de existir e em nome do riso se mantiveram sempre presentes, seja em apresentação ao vivo, em série televisiva (que foi onde ficaram mais conhecidos e tiveram sua época de ouro), e também atuando em mais de 20 longas para o cinema. Mesmo reprisado hoje em dia, o trio cômico americano continua influenciando muita gente nova no ramo da comédia e mostrando que, mesmo em preto em branco, não sai de moda nunca.
Segunda a sexta, 8h, TCM, 91


CHICO TOTAL
Para quem acompanha a comédia nacional televisiva atual, é obrigação conhecer os personagens clássicos criados pelo cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, vulgo Chico Anysio. As criações de um dos maiores nomes da televisão brasileira são revisitadas em Chico Total. Afinal, quem não se lembra de Bento Carneiro, o vampiro brasileiro? Do apresentador e símbolo-sexual Alberto Roberto? Do gago e desdentado Bozó? Do ranzinza Popó (foto)? E do político corrupto Justo Veríssimo? A Escolinha do Professor Raimundo (segundas, 20h30, Viva, 36) também estreou recentemente na programação, trazendo Chico de volta em seu papel mais famoso, e também duradouro, já que Raimundo Nonato foi criado em 1952 na era do rádio. Dia após dia, o professor precisava aguentar o salário baixo e uma sala de aula lotada de alunos problemáticos ou malucos, interpretados por um dream team de comediantes como Rogério Cardoso (Rolando Lero), Zezé Macedo (Dona Bela), Cláudia Jimenez (Cacilda) e Lúcio Mauro (Aldemar Vigário).    Domingos, 23h, Viva, 36

CHAVES
Quem viveu as últimas três décadas no Brasil tem que concordar que o comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños deixou sua marca humorística interpretando os hilários protagonistas de Chaves e Chapolin (segunda a sexta, 20h30, Cartoon, 46), que chegam agora ao Cartoon. Chaves, que conquistou crianças e adultos com suas confusões humildes e inocentes, não foi o único personagem que ganhou notoriedade. Seus companheiros de cena, Seu Madruga, Chiquinha, Dona Florinda, Kiko e Professor Girafales, também ficaram bastante conhecidos. Já de uniforme vermelho e antenas de vinil, o comediante aproveitou o mesmo elenco participante de Chaves e se vestiu de “Vermelhinho”, ou “Polegar Vermelho”, como ficou conhecido. Acompanhado de sua marreta biônica aparecia para resolver os problemas de quem o chamasse. Se Bolaños previa tanto sucesso, não sabemos, mas pode ter sido “sem querer querendo”.    
Segunda a sexta, 9h30 e 20h, Cartoon, 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário