18 de agosto de 2011

Perdido em seus olhos

Revista Monet 90 - Setembro 2010

por Itaici Brunetti Perez




Cantora, atriz, musa inspiradora de qualquer indie que se preze. Esta é Zooey Deschanel, estrela antirromântica e irresistível de (500) Dias com Ela

DESDE O INÍCIO ELA DEIXOU CLARO QUE NÃO queria nada sério. Apenas se divertir enquanto é jovem. Ele que não entendeu direito. Ela, no caso, é Summer Finn, a garota desapaixonada e maluquinha interpretada por Zooey Deschanel. Ele é Tom Hansen, um romântico da cabeça aos pés vivido por Joseph Gordon-Levitt. Os dois vivem uma história de amor inusitada na comédia romântica moderna (500) Dias com Ela, longa que estreia na Rede Telecine e que fez Zooey ser definitivamente reconhecida pelo grande público e, ao mesmo tempo, ter sua fama de musa indie consolidada.
Não é de agora que a moça, descendente de irlandeses e franceses, chama a atenção dos telespectadores mais alternativos. Esbanjando um jeitinho fofo e meio avoado, Zooey fez pontas significativas em sua carreira cinematográfica, desde Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe, até a comédia Sim Senhor (2008), quando atuou ao lado de Jim Carrey e ainda soltou a voz em cena. Aliás, cantar nos filmes em que atua é o tipo de coisa que não a intimida nem um pouco – e faz com gosto, já que, segundo ela mesma, sua paixão pela música existe desde a infância. Em paralelo com a carreira hollywoodiana, e ao lado do companheiro musical M.Ward, a artista mantém na estrada o She & Him, sua banda de indie pop folk açucarado que pariu este ano Volume Two, o segundo álbum do duo, lançado no Brasil pela gravadora 344 (www.lab344.com.br).
“Alguns dos meus ídolos e maiores influências são Brian Wilson, Carole King e Roy Orbinson. Queria ser todos eles”, conta Zooey, mas deixando claro que “sou muito grata de conseguir fazer sucesso no ramo do cinema, mas ser compositora é realmente o que me satisfaz. Atuando, você está passando a visão de outra pessoa, e na música é a minha”. O seu papel em (500) Dias com Ela, o primeiro longa do diretor Marc Webb (que está cotado para reativar a franquia Homem-Aranha), realça ainda mais seu namoro com a música. Agradavelmente levado por uma trilha sonora escolhida a dedo, o filme é recheado de referências e citações de cultura pop: Tom, por exemplo, é fã do The Smiths e usa vários modelos de camisetas da banda inglesa Joy Division, enquanto Summer sem querer – na ficção – ajudou a subir as vendas do álbum The Boy With the Arab Strab, do grupo Belle & Sebastian.
O romance do casal é narrado de forma não sequencial (um dos charmes do longa) e é uma versão atualíssima das histórias sobre relacionamentos, só que com uma pequena diferença dos habituais filmes, em que a mulher é a eterna apaixonada e sonhadora, e o homem o racional, que só quer diversão e sexo. Aqui, o cenário é invertido. “O filme é subjetivo. Summer é completamente honesta com ele o tempo todo, mas as noções românticas de Tom são totalmente diferentes. Minha personagem é uma grande pessoa e o ajuda a crescer e a se tornar um homem, porque ele é meio preso a um mundo de fantasia.” Nada ingênua, e muito menos destruidora de corações na vida real, a garota de 30 anos se descreve em muitas camadas. “Acho que todo mundo tem um pouco de Tom e Summer. A maioria das pessoas oscila entre eles. Eu sou provavelmente ambos. Quer dizer, amor é algo que você faz e nem sempre consegue explicar por que ama alguém.” Vinicius de Moraes assinaria embaixo.

Tão belas quanto afinadinhas

Outras quatro jovens atrizes de hoje que também ficam bem à vontade com a música

ELLEN PAGE
A jovem canadense ganhou muitos corações com seu personagem em Juno, mas o golpe de misericórdia foi o dueto, ao final do filme, com Michael Cera.

DAKOTA FANNING

Ela começou no cinema bem criança e agora, aos 16 anos, encarou o rock em The Runaways, sobre a banda formada nos anos 1970 por Cherie Curie e Joan Jett.

NATALIE PORTMAN
Já namorou o cantor Devendra Banhart e montou uma coletânea alternativa para o iTunes, além de ter dado nome a uma banda (Natalie Portman’s Shaved Head).

LEANDRA LEAL
Foi integrante do projeto 3namassa quando recitou a faixa “Certeza”. Manteve longo relacionamento com Lirinha (ex-Cordel do Fogo Encantado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário